domingo, 26 de junho de 2011

Na Rota da Copa 2014, na visão de um Co-Piloto da Avianca

RELATO DE AVIADOR DA AVIANCA SOBRE UMA TERÇA FEIRA DO MÊS DE MAIO DE 2011, DIA DA PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA FECHANDO ALGUNS AEROPORTOS NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO BRASIL.
GIG= Galeão / Rio de Janeiro
VCP= Viracopos / Campinas
SDU= Santos Dumont / Rio de Janeiro
GRU= Guarulhos / Cumbica
CNF= Confins / Belo Horizonte
ACFT= Aeronave



Olá, como todos estão falando do dia de ontem, vou contar minha aventura de ontem em que eu poderia resumir como uma prévia da copa do mundo. Por quê ? A copa do mundo vai acontecer numa data parecida com a atual, ou seja, efeitos meteorológicos como o de ontem são passíveis de ocorrer e a intensidade de tráfego aéreo nos principais aeroportos e provavelmente superará o que foi ontem, e dificilmente novos e maiores pátios e aeroportos surgirão.
De São Paulo pra baixo, tudo fechou. Aeronaves alternaram, os aeroportos alternados e não alternados saturaram e não havia mais espaço pra receber novos voos. Fico imaginando isso em breve, com a frota brasileira cada vez maior.


Ontem nosso voo estava marcado para sair do GIG às 14h56min, mas outra ACFT que viria para GIG teria um pouso antes em GRU, mas alternou VCP. O que atrasou mais ainda nosso voo que realmente só foi acontecer as 17h10minh. Até aí tudo bem, normal, atrasou... Lá vamos nós para GRU, pego o METAR (meteorologia) e vejo vendo de rajada de 68 kt e WS na cabeceira 27L. Hmmmmm, a coisa está ficando feia, mas quem sabe até lá tudo isso se dissipou ?!
Olho pra cima, vejo algumas nuvens se formando, e eis que aprecio a beleza de uma CUMULUS MAMMATUS. Chamei a tripulação, mostrei pra eles e expliquei o que era aquela nuvem e o nome dela. É claro, acharam que o co-piloto era um tarado que só queria falar de sacanagem. Ninguém dá moral a um co-piloto. Bem, depois consegui provar para eles que o nome deste tipo de nuvem era devido seu formato lembrar o seio feminino, e por isso, MAMMATUS e que também são associadas a fortes tempestades, turbulências e que iríamos tentar passar o mais distante desse tipo de nuvem devido elas terem esses detalhes que seriam desconfortáveis aos passageiros e à própria ACFT.
Somos número 3 para a decolar e durante o táxi já era possível ver várias aeronaves, da Aerolineas Argentinas, Ibéria, American Airlines e Air-France alternando GIG ou já no pátio devido não poderem prosseguir para a Argentina, e 5 ACFT que retornavam e já esperavam por lugares no pátio (sim, naquele pequeno pátio do GIG).
Quando no ponto de espera foi possível ouvir o pessoal da UNITED (um 777) informar à torre que logo apos a decolagem eles estavam pegando turbulência MODERADA. Ficamos atento. Decolamos e até o nível FL100 balançou muito, mas não foi um tipo de balanço "macio". Era como se caíssemos em buracos e recebêssemos pancadas de lado. Cruzamos o FL040 com vento com mais de 40kt de través. Subindo... Continuamos nossa subida onde nos foi solicitado manter o FL280 e em USABA iríamos efetuar espera.

Nivelados no FL280... e aquela pontinha ali na frente, estava 15nm da posição USABA. Iniciando órbita em USABA. Ok, iniciamos espera em USABA, assim como um GOL acima de nós algumas milhas atrás. O Controle informou que um corajoso GOL seguiria pra tentar pouso em GRU... e todos na fonia ouvindo e aguardando que o GOL pousasse (pois, se um GOL pousar com todas as restrições que eles possuem, a chance de que qualquer outro possa pousar são animadoras). Enquanto isso eu monitorava o radar meteorológico e conseguia-se ter visão da frente avançando rumo nossa posição (proa de GIG). Neste momento nos foi autorizado prosseguir ao próximo fixo e lá efetuar uma nova órbita, dessa vez mantendo o FL240.
Não deu outra, não conseguiríamos ficar lá, era como se tivéssemos encontrando uma montanha de raios, gelo e vento. Foi interessante, pois eu nunca tinha visto um fogo de santelmo com tanta intensidade no MK28, o que é mais comum em Boeing e Airbus devido à velocidade usada nessas aeronaves. Fiz um vídeo rápido durante a primeira órbita, pois não sei quanto a vocês, mas acho muito bonito esse tipo de "efeito" natural.
Nossa "Speed Trend" às vezes queria drenar ou durante a órbita, devido à variação da intensidade do vento em direção e altitude, tal lembrava um windshear. às vezes a "Speed Trend" disparava, o piloto automático tinha dificuldade em manter a "Cross Bar" e bem, não conseguimos concluir a segunda órbitas quando já na perna de afastamento da SEGUNDA órbita iniciamos a volta para USABA. Mais a frente já vinha colado no nosso vácuo. Ficamos em espera por cerca de 01h10minh. Realmente não deu e a partir deste ponto começaríamos a ficar critico se não retornássemos... e voltamos para GIG. Voltamos para GIG e pousamos com um vento de través de 26kt, bastante turbulência MODERADA na curva de aproximação até 500ft para o pouso.

OK, pousamos, bacana... ESPERAMOS 50 minutos por uma posição no pátio principal. Ok, conseguimos a posição na REMOTA. Vamos desembarcar os passageiros que já estavam agoniados para sair do avião. Ônibus...PQP !! ÔNIBUS !! Não tem ônibus disponível da INFRAERO para desembarcarmos passageiros.... e ao lado um TAM e um WEBJET na mesma situação !! Foram mais 20 minutos até o ônibus chegar. Certo... Vamos fazer um voo transladando a aeronave para CNF onde retornaríamos para o SDU (onde fecha às 23h00minh). Solicitamos táxi às 20h50minh. Fomos rapidamente autorizados, e pousamos uma hora após ter decolado. Durante a aproximação fomos encurtados e efetuamos em HIGH SPEED solicitado pelo controlador. Logo pensamos: "Maravilha, vamos voltar logo ao RIO e ainda pegar o 2º tempo do jogo da seleção. Na final, um GOL na nossa frente e um WEBJET pousando, (e bem, CNF tem uma pista longa, dá para livrar ali na "FOXTROT" e ir direto ao pátio - pensei...) e a torre der repente manda o GOL arremeter devido a ACFT não livrar a tempo a pista para a outra poder pousar. Pensamos: "está vendo Gol, provou do próprio veneno... o colega enrolou pra livrar a pista". Fomos ingênuos, pousamos e TCHARAN, a TAXIWAY, Pátio Geral, Aviação Geral e CARGA........ LOTADOS !!! Ficamos na taxiway Foxtrot por 01h35minmin aguardando um lugar no pátio e só conseguimos isso (éramos o "NONO" na espera e ia até o 14º aeronave) porque um passageiro a bordo do WEBJET à nossa frente, INFARTOU (havia um passageiro médico a bordo) e o TAM e TRIP à frente do WEBJET tiveram que taxiar até o fim para o ponto de espera pista 16 para que o WEBJET ingressasse no pátio, parasse e a ambulância e o pessoal da Infraero pudessem realizar o socorro. OK, isso tudo levou 10 minutos !! Mas conseguimos nosso GATE. Infelizmente, devido a isso e os dois tráfegos que foram até o ponto de espera não tinha como retornar e passar na minha frente de forma que voltassem as "prioridades" na fila. Enfim, foi um CAOS. Parabéns para controladora de SOLO de CNF, que se manteve calma e serena e fez um ótimo trabalho. Mesmo com muitas piadas e cutucadas na fonia. E bem, acordei hoje, e não vi nada em jornal. Foi como se tudo tivesse sido normal.Sendo assim, que em breve o povo e os pilotos se acostumem com isso. Você sairá de casa, mas não terá hora para chegar... e ainda tem aeroporto com hora para fechar!!!

AUTOR: Um Co-Piloto da Avianca (nome ausente por sigilo e proteção pessoal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.